quarta-feira, 24 de novembro de 2010

DICAS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO COM POWER POINT

O primeiro ponto a ser lembrado é que o SLIDE é uma ferramenta de SUPORTE. Isto é, serve para destacar aquilo que está sendo dito no momento. Afinal, o foco de uma palestra é o apresentador, e os slides devem servir apenas como ferramenta de apoio.

Abaixo seleceionei algumas DICAS para melhorar sua Apresentação:
  1. Vá devagar: palestrantes inexperientes inconscientemente aceleram seu ritmo para tentar compensar suas preocupações e até mesmo a eventual inclusão de conteúdo além do necessário. Fale devagar, e não “corra” os slides. E leve isso em conta na hora de definir o conteúdo! 
  2. Fale para fora: Você precisa ser ouvido. Fale em voz alta o suficiente, pratique antes com o microfone, faça o que for necessário para poder ser ouvido com conforto e sem esforço. 
  3. Chegue CEDO: BEM cedo! Montar sua estrutura, copiar os arquivos para o micro conectado ao projetor, testar para ver se está tudo certo, corrigir os eventuais problemas, se ambientar… Você tem uma série de atividades a desempenhar antes do início da palestra, e o momento de realizá-las não é depois que o auditório já lotou.  
  4. Não peça desculpas antecipadas: Quando um apresentador inicia sua palestra pedindo desculpas por estar nervoso, por não ter preparado uma apresentação mais adequada ao público a que se dirige, por sua voz às vezes falhar ou por qualquer outra circunstância ainda não ocorrida, ele chama a atenção para esta situação e *garante* que o público irá notar. Não faça. Por outro lado, se você cometer um erro ou estiver em situação extrema – afônico, por exemplo – aí sim é o caso de se desculpar imediatamente.
  5. Os slides não são a apresentação. Nunca esqueça que a atenção deve estar em você, e não nos slides. Você não deseja competir com eles pela atenção do seu público.  
  6. Siga uma seqüência lógica. Se possível, comece rabiscando num papel quais os pontos que você precisa abordar. 
  7. Menos é mais, especialmente quando estamos tratando de efeitos visuais e sonoros. Faça todos os itens do slide aparecerem ao mesmo tempo – ninguém na platéia espera ser surpreendido 90 vezes durante a sua apresentação.  
  8. Saiba ganhar tempo – Treine com antecedência a sua atitude diante de perguntas do público, para não fazer como a maioria dos palestrantes de primeira viagem, que mandam logo um longo “Ééééééé…” de 15 segundos, seguido do insuportável “Veja bem”. Comentar a pergunta em si, no estilo “Esta é uma ótima pergunta, e eu fico feliz que tenha surgido agora, porque ajuda a trazer o tema mais perto da realidade de vocês” é uma estratégia eficaz para ganhar os segundos que você precisa para concatenar em sua mente a resposta em si. Mas pratique antes, porque na hora precisa fluir naturalmente. 
E agora o que você NÃO DEVE FAZER NUMA APRESENTAÇÃO :  
  • Colocar fontes diferentes. A escolha das fontes é muito importante tanto para manter alegibilidade, ou seja, garantir que o público conseguirá ler o que você escreveu, quanto para nãocausar problemas de incompatibilidade em outros computadores. Por isso, prefira as fontes básicas como Arial, Verdana e Times New Roman. 
  • Inserir muito texto. A apresentação é para servir de apoio e não para dar todas as informações.Então, não leia o que está escrito e não coloque textos muito longos, prefira o uso de marcadores e tópicos.  
  • Colocar muitos efeitos, transições e imagens. A apresentação deve servir de apoio às observaçõesorais, que devem ser mais atraentes. Os slides não podem roubar a atenção nem cansar o públicocom transições intermináveis, efeitos onde cada palavra surge por vez e assim por diante.
  • Não revisar a apresentação. Você deve certificar-se que a apresentação está concluída e que não
    apresenta erros de português e de informação.  
  • Uso excessivo de cores. Deve-se evitar cores com pouco contraste ou muito chamativas no fundo.Também não é aconselhável usar muitas cores em uma só apresentação, o ideal é usar uma combinação de três ou quatro cores em todo os slides (para texto e fundo).