segunda-feira, 27 de agosto de 2012

UIT aprova o padrão UHDTV, com resolução 16 vezes maior do que a da HDTV


Um novo formato de televisão, com 16 vezes a resolução de uma atual TV de Alta Resolução (HD), foi aprovado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), de acordo com um funcionário da NHK, estação pública de rádio do Japão, e outro do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações japonês.
O padrão UHDTV (sigla para “Ultra High Definition Television”) permite programação e transmissão em resoluções de até 7680 por 4320, com taxas de atualização de até 120Hz, o dobro da maioria das transmissões da HDTV atuais. O formato também conta com uma ampla paleta de cores que podem ser exibidas na tela.
O Japão vem tentando a aprovação internacional do novo formato, projetado e desenvolvido pela NHK. O padrão também inclui um layout menor, de 3840 por 2160 pixels. As duas resoluções são comumente referidas por suas contagens de pixels horizontais: 8k e 4k. A resolução é tão fina que cinegrafistas utilizando equipamentos com telas HD só podem ver1/16 do que estão filmando.
Um documento publicado pela UIT no início deste ano disse que o mesmo padrão será usado tanto em salas de estar quanto em amplos espaços públicos, incluindo as telas de grandes dimensões utilizadas em cinemas e recintos desportivos.
A NHK e os fabricantes japoneses de eletrônicos ainda estão trabalhando em sua implementação do formato, abordando questões como a compressão de alta velocidade necessária para enviar os sinais pelo ar, os vastos requisitos de armazenamento e problemas técnicos com o desenvolvimento de câmeras avançadas. Espera-se que a adoção coloque o Japão em vantagem na corrida pela  próxima geração de televisores. A NHK afirmou que espera começar as transmissões experimentais do formato, que chama de Super Hi-Vision, em 2020.
Padrões internacionais de especificações de áudio, bem como formatos de transmissão, ainda precisam de autorização. A NHK está defendendo um formato de áudio multicanal 22.2.
Fabricantes japoneses de eletrônicos, como Panasonic e Sharp, também apresentaram aparelhos UHDTV de telas imensas. E a Sony e JVC lançaram projetores 4k.
Na quarta-feira (22/8), a empresa sul-coreana LG anunciou que em breve começará a venda de uma TV de 84 polegadas, capaz de mostrar 4k, por cerca de US$ 22 mil, embora a empresa admita que ainda existe pouco conteúdo disponível nessa resolução.
Fonte: idgnow.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário