quinta-feira, 14 de março de 2013

ABNT - CITAÇÃO

Uma das maiores dificuldades é fazer a tão assombrada fundamentação teórica do seu trabalho acadêmico  ou seja,  dar credibilidade ao que você pesquisou para aquele determinado tema. Para isso é necessário utilizar as chamadas citações no seu texto.

CITAÇÃO seria: trechos de textos consultados, considerados importante para a elaboração de uma trabalho textual e que colaboram com as ideias do Pesquisador.

 Pensando nisso, coloquei algumas contribuições para ajudar a fazer as citações de Autores nos trabalhos acadêmicos, que são de fundamental importância. Sem isso seu texto terá valor literário.

Vamos aos Tipos: 

TIPOS DE CITAÇÕES
Citação Direta
Transcrição textual de parte da obra do autor consultado. Indicar a data e a página.
Ex.:
"Deve-se indicar sempre, com método e precisão, toda documentação que serve de base para a pesquisa, assim como idéias e sugestões alheias inseridas no trabalho." (CERVO; BERVIAN, 1978, p. 97).
Citação Indireta
Texto baseado na obra do autor consultado, consistindo em transcrição não textual da(s) idéia(s) do autor consultado. Indicar apenas a data, não havendo necessidade de indicação da página.
Ex.:
Barras (1979) ressalta que, apesar da importância da arte de escrever para a ciência, inúmeros cientistas não têm recebido treinamento neste sentido.
Citação de Citação
Transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original, ou seja, retirada de fonte citada pelo autor da obra consultada.
Indicar o autor da citação, seguido da data da obra original, a expressão latina "apud", o nome do autor consultado, a data da obra consultada e a página onde consta a citação.
Ex.:
"0 homem é precisamente o que ainda não é. O homem não se define pelo que é, mas pelo que deseja ser." (ORTEGA Y GASSET, 1963, apud SALVADOR, 1977, p. 160).
Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [ . . . ]

ASPECTOS
EXEMPLOS
Um autor - citar o sobrenome e o ano.De acordo com Polke (1972), é função do pesquisador conhecer o que os outros realizaram anteriormente, a fim de evitar duplicações, redescobertas ou acusações de plágio.
Dois a três autores - citar os respectivos sobrenomes separados por ponto e vírgula ‘;’, data da obra e página da citação."Documento é toda base de conhecimento fixado materialmente e suscetível de ser atualizado para consulta, estudo ou prova." (CERVO; BERVIAN, 1978, p. 52).
Mais de três autores - citar o sobrenome do primeiro autor seguido pela expressão ‘et al.’Quanto ao uso de maiúsculas ao longo do texto, segundo Bastos et al. (1979) é recomendável a adoção das normas provenientes da Academia Brasileira de Letras.
Sem autoria conhecida - citar o título e o ano.Conforme análise feita em Conservacionistas ... (1980) os ecologistas nacionais estão empenhados no tombamento da referida montanha.No diagnóstico das neoplasias utilizou-se a classificação histológica internacional de tumores dos animais domésticos, segundo o Bulletin ... (1974).
Entidade coletiva - citar o nome da instituição e ano. Nas citações subseqüentes, usar apenas a sigla."O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho." (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1978, p. 46).
Um autor e mais de uma obra - citar o sobrenome e os vários anos de publicação, em ordem cronológica.Quando o ano também for o mesmo, acrescentar letras minúsculas ao ano, tanto no texto, quanto nas referências."A hierarquia de dominância e necessidade dos sexos alelos do loco p(pigmentação) é diferente nos dois sexos." (HALKKA et al., 1973, 1975a, 1975b).
CITAÇÕES COM MAIS DE 3 LINHAS
Colocar em parágrafo distinto, a 4cm da margem esquerda, com letra menor que a utilizada no texto e sem aspas.
As citações longas devem ser digitadas em espaço simples, separadas dos parágrafos anterior e posterior por espaço duplo.
Fonte: leffa.pro.br

Um comentário:

  1. valeu professor. será de grande ajuda para fazer o trabalho ok. grande abraço Roberto Jr.

    ResponderExcluir